A Diferença entre Gerenciamento de Serviços de TI e Governança de TI

29 Jul 2010

Olá meus caros! Venho hoje falar de dois assuntos muito interessantes, e que estão em alta hoje na área de TI, e com certeza daqui pra frente continuarão fazendo cada vez mais parte de nosso dia-a-dia. Mesmo estando estes assuntos em alta, eles são ainda relativamente novos, ao menos para a maioria, fazendo com que muitos confundam os conceitos de Gerenciamento de Serviços de TI e Governança de TI, inclusive eu já fiz muita confusão para distinguir os significados. Vamos lá então.

Vamos ver o que a Wikipédia diz: “O gerenciamento de serviços de TI tem por objetivo prover um serviço de TI com qualidade e alinhado às necessidades do negócio, buscando sempre uma redução de custos a longo prazo”. O Gerenciamento de Serviços de TI tem por objetivo prover ou entregar serviços através da implementação de processos na TI que suportem os processos do negócio. O framework mais utilizado e conhecido hoje é o ITIL. O Gerenciamento de Serviços de TI tem maior foco em responder a pergunta “como fazer?”, ou seja, como implementar do que “o que fazer?”, ou seja, o que implementar e como controlar. As suas métricas estão mais interessadas em medir o resultado dos processos em relação aos controles internos da TI do que aos processos do negócio.

O Wikipedia não tem ainda uma definição sobre Governança de TI, mas vamos utilizar a definição de Governança Corporativa que já nos ajudar a entender o conceito. Governança corporativa ou governo das sociedades ou das empresas é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada.

A Governança de TI tem por objetivo dirigir e controlar as ações da TI, além disso, fazer com que os executivos do negócio sejam responsáveis pelo planejamento e resultados da TI, vendo a TI mais do seu lado estratégico. A Governança de TI faz com que os processos e metas de TI estejam alinhados com os processos de metas do negócio, pois as ações da TI estarão focadas nos principais processos do negócio. A Governança de TI está mais interessada em responder a pergunta “o que fazer?” do que em “como fazer?”. O Framework mais utilizado hoje é o COBIT que está na sua versão 4.1. Uma empresa que adota a Governança de TI, irá utilizar os frameworks ITIL, PMBOK, CMMI, ISO27000 em conjunto com o COBIT para implementar os processos.

Resumindo tudo isso: o Planejamento, a direção e os controles que Governança de TI garante, juntamente com as boas práticas de implementação de processos de TI (ITIL, CMMI, PMBOK) o alinhamento entre TI e o negócio.

Um grade abraço e até o próximo post!

RELATED POST
7 comments
  1. Ótima explicação, esclareceu muitas dúvidas minha, estou fazendo meu TCC e meu tema é governança de TI com ITIL, e estou evoluindo bastante lendo os posts, muito bom.

    Abraço.

  2. Ótima explicação!!!

    Sou professora de TI em curso de pós gradução e esse é um dos temas da aula

Leave a reply

Comentários recentes

Categorias

Pesquisa ITSM

A TI da sua empresa utiliza uma ferramenta para registrar as solicitações de suporte?

View Results

Loading ... Loading ...

Calendário

July 2010
M T W T F S S
    Aug »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Parceria #GTI e TIEXAMES

Compre cursos na TIEXAMES e usando o voucher GTI você ganha 15% de desconto!

Sites Parceiros