Banrisul investe em ITIL

30 Jul 2010

O Banrisul iniciou um projeto de gerenciamento de serviços de tecnologia que deve colocar a instituição entre as referências do ITIL no Rio Grande do Sul.
Atualmente na fase inicial, cujo roll out está previsto para outubro, a iniciativa prevê a implantação do software Service Desk da CA com consultoria da CPM Braxis – que também dará suporte por 18 meses – além de treinamentos ministrados pela gaúcha Rhino Consulting.
O valor total do projeto, cujo pregão foi disputado por parceiros da IBM e BMC, ficou em R$ 2,9 milhões, cerca de 36% abaixo do valor inicialmente orçado pelo banco estatal gaúcho.
“Conseguimos a redução licitando em pacote único software, consultoria, hardware e treinamento”, explica Ruy Oliveira, gerente executivo da unidade de Infraestrutura de Tecnologia do Banrisul, responsável pelo projeto.
Segundo Oliveira, 43 servidores do banco já foram certificados ITIL Foundations v2 e a expectativa é formar novas turmas em breve. “O assunto está despertando entusiasmo dentro da organização”, comenta o gestor.
Para o gerente executivo o motivo da empolgação é que a metodologia de gestão de serviços de TI está criando uma “linguagem comum” entre a área de tecnologia e seus clientes internos. “Agora falamos em níveis de serviço e é algo que todos entendem”, exemplifica.
Assim como o principal benefício é cultural, o principal desafio para o sucesso do projeto também passa pela equipe. “Os usuários tem que usar um ponto de contato único para incidentes. Quem resolve precisa documentar as soluções para nossa base de conhecimento”, comenta Oliveira.
O sistema de atendimento de incidentes do Banrisul hoje já integra numa única base telefonemas, e-mails, cadastros online pela ferramenta Service Desk e alertas automáticos dos softwares da OpServices e CA.
Uma vez que a implantação das três fases do ITIL esteja pronta, no final de 2011, o Banrisul vai fazer uma avaliação para a ISO 20.000, norma que rege gerenciamento de serviços. “O objetivo final é aumentar ao máximo a estabilidade dos serviços e produtos do banco”, resume Oliveira.

Fonte: baguete (http://www.baguete.com.br/noticias/negocios-e-gestao/28/07/2010/banrisul-investe-em-itil)

RELATED POST
2 comments

Leave a reply

Comentários recentes

Categorias

Pesquisa ITSM

A TI da sua empresa utiliza uma ferramenta para registrar as solicitações de suporte?

View Results

Loading ... Loading ...

Calendário

July 2010
M T W T F S S
    Aug »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Parceria #GTI e TIEXAMES

Compre cursos na TIEXAMES e usando o voucher GTI você ganha 15% de desconto!

Sites Parceiros