O que é Governança de TI e para que existe ?

Olá Caros leitores!
Em nosso primeiro post(de verdade) no GovernançadeTI.com, vamos tentar destrinchar o que “Governanar a TI” e porque isto é necessário.

Governança de TI é “um braço” da Governança Corporativa, e para entender o que é Governança de TI vamos primeiro entender o que é Governança Corporativa. Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa):

“é o sistema pelo qual as sociedades(empresas) são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas/cotistas, conselho e administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.”

A necessidade de se ter uma política de Governança se deu, pois ao longo do tempo a complexidade das organizações, concorrência e partes interessadas, os famosos stakeholders aumentaram muito. A abertura de capital, ou seja, o fato das empresas negociarem suas ações na bolsa contribuiu muito para a necessidade de uma maior transparência, para que os atuais acionistas saibam como vai seu investimento e para que novos acionistas sejam atraídos(saímos de um contexto onde a empresa era administrada pelos “sócios” para um cenário onde os acionistas nunca colocaram o pé dentro da empresa). Isto justifica a definição do IBGC “As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.”

Em 2001 houve um fato que acelerou a adoção de práticas de Governança Corporativa no mundo, que foram os escândalos financeiros de grandes empresas americanas como a Enron, que fraudava suas demonstrações financeiras para encobrir os prejuízos que ela vinha tendo, fazendo com que quando descoberto as fraudes, muitos acionistas perdessem o investimento de uma vida inteira. A Governança é baseada nos princípios da transparência, independência e prestação de contas (accountability) como meio para atrair investimentos para a organização.

E qual o papel da TI nessa Governança?

Pelo fato das informações financeiras das empresas estarem salvos em sistemas de informação, os gestores de negócio precisam ter garantias que as informações nestes sistemas são confiáveis. Para se ter uma idéia, após os escândalos de 2001, o congresso americano aprovou uma lei chamado Sarbanes-Oxley, mais conhecida como SOX, onde os executivos de empresas com ações na bolsa de Nova York são responsabilizados criminalmente por desvios nas demonstrações financeiras, podendo além de levar multa ser preso também. Mesmo que os executivos não tenham participação em fraudes das demonstrações financeiras, caso for detectado alguma fraude, eles são penalizados.

E como garantir que os dados nos sistemas são fidedignos (corretos)?

A Governança de TI tem o papel de criar estes controles de forma que a TI trabalhe de uma maneira o mais transparente possível perante os stakeholders (executivos, conselho de administração, acionistas). O framework, ou guia de melhores práticas mais utilizado no mundo em se falando de Governança de TI é o COBIT, mantido pela ISACA, que está na sua versão 4.1. O COBIT sugere uma série de processos a serem seguidos, chamados de objetivos de controle como: gerenciamento de incidentes, problemas, segurança da informação, indicadores, auditoria externa entre outros objetivos para que se possa garantir o controle das informações que se encontram em sistemas de informação.

Bom pessoal, espero tê-los ajudado a compreender o que é a Governança de TI e para que serve.
O que achou do post? Gostou? Não? Entendeu? Concordou? Discordou? Deixe seu comentário para discutirmos mais a respeito.

Caso tenha gostado, você pode ver outros posts meus em http://www.profissionaisti.com.br/author/emerson-dorow/.

Um grande abraço a todos e até a próxima!

This entry was posted in Governança. Bookmark the permalink.

45 Responses to O que é Governança de TI e para que existe ?

  1. André Richartz says:

    Olá Emerson, parabens pelo site e pelo post, gostaria de lançar uma pergunta: Em empresas de grande porte é mais comum termos uma governança de TI um pouco mais elaborada, porém ainda há muita reprovação de alguns Diretores de empresas menores quanto aos gastos que um departamento de TI bem elaborado pode gerar; Como você acha que esse assunto vai ser visto daqui há algum tempo? Conseguiremos nós, profissionais de TI, atuar de forma mais abrangente nesses ambientes e por em prática o que conhecemos através do ITIL e COBIT?

  2. Olá André!
    Adotar políticas de governança exigem um certo investimento. Eu vejo as empresas adotando políticas de governança porque são obrigadas no cenário atual, não porque querem ser mais transparentes ou algo do tipo. Certas práticas do ITIL/Cobit vem se tornando padrão, e consequentemente todos vão adotando as práticas. Temos que lembrar que TI geralmente é atividade meio, portanto o investimento só será feito nestes controles se o ROI for justificado ou leis/regulamentos obrigarem.

    Um abraço.

    • Moacir Cordeiro says:

      Acredito que nós, gestores de TI, temos que mudar essa abordagem de objetivos de TI e objetivos de negócio.
      A TI tem que ser valorada pelo que ela representa para o negócio, pelo que ela pode agregar de valor e, para isto, o gestor de TI tem que estar na mesa de decisões da corporação e não como um anotador de pedidos. Pois, se ele assim se comportar, a TI estará sempre correndo atrás e sendo vista como área que cria dificuldade e muito cara!

      • Olá Moacir, faço das suas as minhas palavras. O valor da TI para a organização é igual ao diferencial que a TI pode gerar para o negócio, seja para aumentar o lucro, diminuir custos, segurança, otimização entre outras vantagens.

        Seja sempre bem-vindo e um grande abraço!

        Emerson Dorow

        • Leandro Jonas says:

          É sim a melhor forma é valorizando , creio que quem faz uso do Framework CobiT Tem a certeza do quanto somos importantes para o Negócio da Empresa , Somos peça chave no fluxo de informações !

      • Fabio Costa says:

        Concordo plenamente contigo Moacir. O setor de tecnologia é sempre visto como um departamento que escuta pelos corredores o que a gestão administrativa deseja realizar e corre para tentar atender a contento as necessidades da empresa ou corporação mas não participa diretamente das decisões corporativas. Não está junto aos gestores quando da tomada de decisão e estes também esquecem de incluir a TI como estratégia de negócios. Quando isto mudar quem sabe sejamos mais valorizados. Afinal, na era da informatização e da velocidade nos negócios, quem não tiver capacidade de gerar informações e resultados mais rápido, não suportará o mercado concorrente e neste quesito, a TI e fundamental neste processo. Será que os gestores enchergam isto ?

  3. Pingback: O que é Governança de TI e para que existe ? | Profissionais TI - Pra quem respira informação

  4. Pingback: O que é Governança de TI e para que existe? « Danielison Willian

  5. Can I just say what a relief to discover someone who truly knows what theyre talking about over a internet. You truly know how to bring an dilemma to light and make it important. Much more persons have to read this and understand this side of the story. I cant feel youre not far more popular mainly because you actually have the gift.

  6. Hey, I read a lot of blogs on a daily basis and for the most part, people lack substance but, I just wanted to make a quick comment to say GREAT blog!…..I”ll be checking in on a regularly now….Keep up the good work! Mike , california auto insurance

  7. Trista Rehn says:

    post. online to tell you besides

  8. paketresor says:

    really like what you wrote actually. it really is not that easy to find even remotely good stuff toactually read (you know.. READ and not just browsing through it like a zombie before going to yet another post to just ignore), so cheers man for not wasting my time! ;)

  9. Pingback: Os 5 focos da Governança de TI – Segundo o COBIT 4.1 |

  10. Renato says:

    Emerson, parabéns muito legal o seu post, mas me diga uma coisa, atualmente o que se vê é que apenas empresas de grande porte e de alguns seguimentos específicos utilizam governança em ti, são empresas principalmente do ramo financeiro, vc sabe me dizer se está sendo utilizado em empresas por exemplo do ramo da educacao? universidades, escolas, etc, pois afinal, são empresas também, abs

    • Olá Renato.
      O conceito de governança de TI está ainda mais restrito nas empresas de maior porte, principalmente em função de exigências e leis como a SOX, Basiléia entre outras. Empresas que tem ações no novo mercado da Bovespa.

      Também devido o alto investimento necessário dependendo do grau de maturidade que se quer chegar.

      Percebo um movimento (devido a pressão do mercado) das empresas de pequeno e médio porte em iniciar a utilizar práticas como o PMBOK e ITIL, que é por onde as empresas geralmente começam a criar uma cultura de governança de TI.

      Abs,

      Emerson Dorow

  11. Ana Paula says:

    Trabalho FACULDADE

  12. That is really fascinating, You’re an excessively skilled blogger. I’ve joined your feed and sit up for searching for more of your magnificent post. Additionally, I’ve shared your web site in my social networks

  13. Eduardo says:

    Ótima explicação, tirou todas as minhas duvidas relacionadas a Governança de TI.
    Até hoje nunca tinha ouvido falar dos objetivos de controle, propostos pelo cobit.
    Andei fazendo algumas pesquisas e encontrei uma matéria bacana, ela fala sobre os indicadores de gestão para a governança de TI.
    Vou compartilhar o artigo com vocês!
    http://www.cnasi.com.br/indicadores-de-gestao-para-governanca-de-ti/
    Abraços a todos!

  14. juliana neris says:

    adoreiiii a explicação, faz semanas que pesquiso o assunto e nao achava nada tão objetivo.

  15. Julia Cristina says:

    Gostei muito ja tinha lido muito sobre oque era mais nenhum dos artigos ou livros que li tinhão essa clareza essa simplicidade que vc descreveu muito obrigada vou citar suas palavras no Trabalho des Gestão da Faculdade, Pois gostei muito da simplicidade que vc usou.
    Valeu esclareceu bem as coisas para mim.

  16. Julia Cristina says:

    Gostei muito ja tinha lido muito sobre oque era mais nenhum dos artigos ou livros que li tinhão essa clareza essa simplicidade que vc descreveu muito obrigada vou citar suas palavras no Trabalho de Gestão da Faculdade, Pois gostei muito da simplicidade que vc usou.
    Valeu esclareceu bem as coisas para mim.

  17. Gabriela Vieira says:

    Excelente texto! Muito claro e bem redigido. Parabéns!

  18. Pingback: Tutoriais Web 3.0 » O que é Governança de TI e para que existe ?

  19. Antonio says:

    Olá.
    Parabéns pelo site.
    Estarei concluindo minha faculdade de Processos Gerenciais na metade de 2013.
    Estou pensando em fazer uma pós em Governança de TI.
    O que acham?

  20. Pingback: Fechando 2012 com Bom Humor!!! « Sistemas de Informação – Um Diário de Bordo

  21. Celia says:

    Gostei muito da explicação.
    Pode me dizer as relação mais profunda entre a governança e a gerencia de projetos?
    A governança pode acontecer sem a gerencia de projetos?

    • A Gerencia de Projetos é parte da governança. Porém, como poderiamos governar um “ambiente” projetizado (como deveria ser a TI) se não gerenciarmos os projetos??

      ITIL, por exemplo, nos mostra em “Catálogo de Projetos” que mesmo em Serviços temos projetos. posso estar errado, e sei que, como Framework, não se implementa toda ITIL, mas faz algum sentido o que eu expus aqui?

      Aguardo FeedBack para discutirmos esses temas excitantes!

      Aurélio Vieira

  22. Bem, desta forma a Governança Corporativa (GC) utiliza-se de Transparencia/Independência/Accontability (TIA) para atingir seu objetivo que é obter Capital/Investimento(CI). Desta forma, utiliza da Governança de TI (GTI) como meio para atingir os mesmo objetivo atavés das mesmas ferramentas (TIA) utilizando-se dos seus controles.

    Interessante! Corrijam-se caso eu esteja errado, por favor.

    GC>>TIA>>CI
    ou
    GC>>GTI>>TIA>>CI

    Obrigado.

  23. Leandro Israel says:

    Muito bom mesmo! Leitura rápida de um texto eficaz!

    Sou concluinte do curso de sistemas de informação, estou fazendo o TCC sobre o Balanced Scorecard, e este texto me ajudou a compreender e ter ideias para o desenvolvimento.

    Vou recomendar aos meus colegas de faculdade!
    Deus o abençoe!

  24. Patricia says:

    Obrigada. Estava buscando explicações sobre o assunto e realmente voce aborda o tema com uma clareza legal, nos apresentando a origem do processo, onde tudo começou, até o desfecho, da real importância da TI na administração organizacional de uma empresa.

    • admin says:

      Olá Patrícia,
      Muito obrigada pela audiência. Confira também os posts mais novos sobre base de conhecimento e gerenciamento de mudança.

      Att,

      Emerson.

  25. Hikari says:

    Muito bom o texto pra quem tá procurando informações iniciais sobre o tema, dá uma visão bem clara da importância da IT Gov ernance. Naum é a toa q tá no topo da busca no Google.

    • Olá Hikari,
      Muito obrigado pelo seu comentário. A idéia do GTI é levar aos leitores informação de fácil compreensão e que consigam fazer um paralelo com a vivência do dia-a-dia.

      Continue nos prestigiando!

      Abs,

      Emerson.
      GTI

  26. Ruan Carlos says:

    Olá !Gostaria de uma avaliação que envolvesse a Logistica com o TI!Quero ter um conhecimento maior nessa área!

  27. Finalmente alguém conseguiu escrever um texto simples e objetivo! Parabéns!

  28. Erika Borges says:

    Emerson,

    Parabéns pela clareza e simplicidade do texto que proporciona o entendimento para pessoas de diferentes níveis de conhecimento sobre o assunto.

    Eu por exemplo, sou estudante da área de tecnologia e estou tomando conhecimento sobre o assunto agora. Tinha a idéia principal sobre governança de TI pela convivência com a área em empresas que eu trabalhei mas não tenho domínio ainda, por isso estou em busca de matérias como a sua.

    Fiquei com uma dúvida e não sei se você pode me esclarecer, na matéria você cita o IBGC como órgão brasileiro que regulamenta a governança corportativa e a lei americana Sarbanes Oxley. Minha pergunta é: No Brasil temos algum instituto ou órgão que regulamenta ou apóia a Governança de TI? Existe alguma legislação a respeito?

  29. Vanessa Alves says:

    Olá!

    Parabéns pelo Artigo, realmente discussões de maneira clara e que nos abre um leque para complementar os conhecimentos são muito importantes para o desenvolvimento dos profissionais potenciais e atuantes desta área que desponta em nosso cenário de negócios.

    Sou estudante de administração porém trabalho na governança de IT em uma empresa de grande porte, e com essas informações consegui visualizar de maneira sistêmica como a questão operacional e financeira andam juntas, sendo necessária uma gestão detalhada e conjunta a essas ambas vertentes.

    Obrigada pelas dicas!
    Compartilho também este link, em que oferece um curso online gratuito em governança de IT como aqui tratado.

    http://www.youtube.com/watch?v=cMDnbFBb2DI

    Best Regards!

  30. jonatha says:

    Po muito top essa explicação d mais.

  31. Pingback: O que é governança de TI?

  32. Hi there I am so excited I found your weblog, I really found you by accident, while I was looking on Bing for something else, Nonetheless I am here now and would just like to say
    kudos for a fantastic post and a all round exciting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to read it all at the minute but I have bookmarked it and also added your RSS feeds, so when I
    have time I will be back to read more, Please do keep up the awesome job.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>