O que é Governança de TI e para que existe ?

26 Jul 2010

Olá Caros leitores!
Em nosso primeiro post(de verdade) no GovernançadeTI.com, vamos tentar destrinchar o que “Governanar a TI” e porque isto é necessário.

Governança de TI é “um braço” da Governança Corporativa, e para entender o que é Governança de TI vamos primeiro entender o que é Governança Corporativa. Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa):

“é o sistema pelo qual as sociedades(empresas) são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas/cotistas, conselho e administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.”

A necessidade de se ter uma política de Governança se deu, pois ao longo do tempo a complexidade das organizações, concorrência e partes interessadas, os famosos stakeholders aumentaram muito. A abertura de capital, ou seja, o fato das empresas negociarem suas ações na bolsa contribuiu muito para a necessidade de uma maior transparência, para que os atuais acionistas saibam como vai seu investimento e para que novos acionistas sejam atraídos(saímos de um contexto onde a empresa era administrada pelos “sócios” para um cenário onde os acionistas nunca colocaram o pé dentro da empresa). Isto justifica a definição do IBGC “As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.”

Em 2001 houve um fato que acelerou a adoção de práticas de Governança Corporativa no mundo, que foram os escândalos financeiros de grandes empresas americanas como a Enron, que fraudava suas demonstrações financeiras para encobrir os prejuízos que ela vinha tendo, fazendo com que quando descoberto as fraudes, muitos acionistas perdessem o investimento de uma vida inteira. A Governança é baseada nos princípios da transparência, independência e prestação de contas (accountability) como meio para atrair investimentos para a organização.

E qual o papel da TI nessa Governança?

Pelo fato das informações financeiras das empresas estarem salvos em sistemas de informação, os gestores de negócio precisam ter garantias que as informações nestes sistemas são confiáveis. Para se ter uma idéia, após os escândalos de 2001, o congresso americano aprovou uma lei chamado Sarbanes-Oxley, mais conhecida como SOX, onde os executivos de empresas com ações na bolsa de Nova York são responsabilizados criminalmente por desvios nas demonstrações financeiras, podendo além de levar multa ser preso também. Mesmo que os executivos não tenham participação em fraudes das demonstrações financeiras, caso for detectado alguma fraude, eles são penalizados.

E como garantir que os dados nos sistemas são fidedignos (corretos)?

A Governança de TI tem o papel de criar estes controles de forma que a TI trabalhe de uma maneira o mais transparente possível perante os stakeholders (executivos, conselho de administração, acionistas). O framework, ou guia de melhores práticas mais utilizado no mundo em se falando de Governança de TI é o COBIT, mantido pela ISACA, que está na sua versão 4.1. O COBIT sugere uma série de processos a serem seguidos, chamados de objetivos de controle como: gerenciamento de incidentes, problemas, segurança da informação, indicadores, auditoria externa entre outros objetivos para que se possa garantir o controle das informações que se encontram em sistemas de informação.

Bom pessoal, espero tê-los ajudado a compreender o que é a Governança de TI e para que serve.
O que achou do post? Gostou? Não? Entendeu? Concordou? Discordou? Deixe seu comentário para discutirmos mais a respeito.

Quer uma ferramenta inteligente e dinâmica para seu service desk e com isso melhorar sua governança de TI? Confira as funcionalidades do Lightdesk em http://www.lightdesk.com.br/ e peça um trial agora.

Um grande abraço a todos e até a próxima!

RELATED POST
68 comments
  1. Olá Emerson, parabens pelo site e pelo post, gostaria de lançar uma pergunta: Em empresas de grande porte é mais comum termos uma governança de TI um pouco mais elaborada, porém ainda há muita reprovação de alguns Diretores de empresas menores quanto aos gastos que um departamento de TI bem elaborado pode gerar; Como você acha que esse assunto vai ser visto daqui há algum tempo? Conseguiremos nós, profissionais de TI, atuar de forma mais abrangente nesses ambientes e por em prática o que conhecemos através do ITIL e COBIT?

  2. Olá André!
    Adotar políticas de governança exigem um certo investimento. Eu vejo as empresas adotando políticas de governança porque são obrigadas no cenário atual, não porque querem ser mais transparentes ou algo do tipo. Certas práticas do ITIL/Cobit vem se tornando padrão, e consequentemente todos vão adotando as práticas. Temos que lembrar que TI geralmente é atividade meio, portanto o investimento só será feito nestes controles se o ROI for justificado ou leis/regulamentos obrigarem.

    Um abraço.

    1. Acredito que nós, gestores de TI, temos que mudar essa abordagem de objetivos de TI e objetivos de negócio.
      A TI tem que ser valorada pelo que ela representa para o negócio, pelo que ela pode agregar de valor e, para isto, o gestor de TI tem que estar na mesa de decisões da corporação e não como um anotador de pedidos. Pois, se ele assim se comportar, a TI estará sempre correndo atrás e sendo vista como área que cria dificuldade e muito cara!

      1. Olá Moacir, faço das suas as minhas palavras. O valor da TI para a organização é igual ao diferencial que a TI pode gerar para o negócio, seja para aumentar o lucro, diminuir custos, segurança, otimização entre outras vantagens.

        Seja sempre bem-vindo e um grande abraço!

        Emerson Dorow

        1. É sim a melhor forma é valorizando , creio que quem faz uso do Framework CobiT Tem a certeza do quanto somos importantes para o Negócio da Empresa , Somos peça chave no fluxo de informações !

      2. Concordo plenamente contigo Moacir. O setor de tecnologia é sempre visto como um departamento que escuta pelos corredores o que a gestão administrativa deseja realizar e corre para tentar atender a contento as necessidades da empresa ou corporação mas não participa diretamente das decisões corporativas. Não está junto aos gestores quando da tomada de decisão e estes também esquecem de incluir a TI como estratégia de negócios. Quando isto mudar quem sabe sejamos mais valorizados. Afinal, na era da informatização e da velocidade nos negócios, quem não tiver capacidade de gerar informações e resultados mais rápido, não suportará o mercado concorrente e neste quesito, a TI e fundamental neste processo. Será que os gestores enchergam isto ?

  3. Can I just say what a relief to discover someone who truly knows what theyre talking about over a internet. You truly know how to bring an dilemma to light and make it important. Much more persons have to read this and understand this side of the story. I cant feel youre not far more popular mainly because you actually have the gift.

  4. really like what you wrote actually. it really is not that easy to find even remotely good stuff toactually read (you know.. READ and not just browsing through it like a zombie before going to yet another post to just ignore), so cheers man for not wasting my time! 😉

  5. Emerson, parabéns muito legal o seu post, mas me diga uma coisa, atualmente o que se vê é que apenas empresas de grande porte e de alguns seguimentos específicos utilizam governança em ti, são empresas principalmente do ramo financeiro, vc sabe me dizer se está sendo utilizado em empresas por exemplo do ramo da educacao? universidades, escolas, etc, pois afinal, são empresas também, abs

    1. Olá Renato.
      O conceito de governança de TI está ainda mais restrito nas empresas de maior porte, principalmente em função de exigências e leis como a SOX, Basiléia entre outras. Empresas que tem ações no novo mercado da Bovespa.

      Também devido o alto investimento necessário dependendo do grau de maturidade que se quer chegar.

      Percebo um movimento (devido a pressão do mercado) das empresas de pequeno e médio porte em iniciar a utilizar práticas como o PMBOK e ITIL, que é por onde as empresas geralmente começam a criar uma cultura de governança de TI.

      Abs,

      Emerson Dorow

  6. That is really fascinating, You’re an excessively skilled blogger. I’ve joined your feed and sit up for searching for more of your magnificent post. Additionally, I’ve shared your web site in my social networks

  7. Gostei muito ja tinha lido muito sobre oque era mais nenhum dos artigos ou livros que li tinhão essa clareza essa simplicidade que vc descreveu muito obrigada vou citar suas palavras no Trabalho des Gestão da Faculdade, Pois gostei muito da simplicidade que vc usou.
    Valeu esclareceu bem as coisas para mim.

  8. Gostei muito ja tinha lido muito sobre oque era mais nenhum dos artigos ou livros que li tinhão essa clareza essa simplicidade que vc descreveu muito obrigada vou citar suas palavras no Trabalho de Gestão da Faculdade, Pois gostei muito da simplicidade que vc usou.
    Valeu esclareceu bem as coisas para mim.

  9. Olá.
    Parabéns pelo site.
    Estarei concluindo minha faculdade de Processos Gerenciais na metade de 2013.
    Estou pensando em fazer uma pós em Governança de TI.
    O que acham?

  10. Gostei muito da explicação.
    Pode me dizer as relação mais profunda entre a governança e a gerencia de projetos?
    A governança pode acontecer sem a gerencia de projetos?

    1. A Gerencia de Projetos é parte da governança. Porém, como poderiamos governar um “ambiente” projetizado (como deveria ser a TI) se não gerenciarmos os projetos??

      ITIL, por exemplo, nos mostra em “Catálogo de Projetos” que mesmo em Serviços temos projetos. posso estar errado, e sei que, como Framework, não se implementa toda ITIL, mas faz algum sentido o que eu expus aqui?

      Aguardo FeedBack para discutirmos esses temas excitantes!

      Aurélio Vieira

  11. Bem, desta forma a Governança Corporativa (GC) utiliza-se de Transparencia/Independência/Accontability (TIA) para atingir seu objetivo que é obter Capital/Investimento(CI). Desta forma, utiliza da Governança de TI (GTI) como meio para atingir os mesmo objetivo atavés das mesmas ferramentas (TIA) utilizando-se dos seus controles.

    Interessante! Corrijam-se caso eu esteja errado, por favor.

    GC>>TIA>>CI
    ou
    GC>>GTI>>TIA>>CI

    Obrigado.

  12. Muito bom mesmo! Leitura rápida de um texto eficaz!

    Sou concluinte do curso de sistemas de informação, estou fazendo o TCC sobre o Balanced Scorecard, e este texto me ajudou a compreender e ter ideias para o desenvolvimento.

    Vou recomendar aos meus colegas de faculdade!
    Deus o abençoe!

  13. Obrigada. Estava buscando explicações sobre o assunto e realmente voce aborda o tema com uma clareza legal, nos apresentando a origem do processo, onde tudo começou, até o desfecho, da real importância da TI na administração organizacional de uma empresa.

    1. Olá Patrícia,
      Muito obrigada pela audiência. Confira também os posts mais novos sobre base de conhecimento e gerenciamento de mudança.

      Att,

      Emerson.

  14. Muito bom o texto pra quem tá procurando informações iniciais sobre o tema, dá uma visão bem clara da importância da IT Gov ernance. Naum é a toa q tá no topo da busca no Google.

    1. Olá Hikari,
      Muito obrigado pelo seu comentário. A idéia do GTI é levar aos leitores informação de fácil compreensão e que consigam fazer um paralelo com a vivência do dia-a-dia.

      Continue nos prestigiando!

      Abs,

      Emerson.
      GTI

  15. Olá !Gostaria de uma avaliação que envolvesse a Logistica com o TI!Quero ter um conhecimento maior nessa área!

  16. Emerson,

    Parabéns pela clareza e simplicidade do texto que proporciona o entendimento para pessoas de diferentes níveis de conhecimento sobre o assunto.

    Eu por exemplo, sou estudante da área de tecnologia e estou tomando conhecimento sobre o assunto agora. Tinha a idéia principal sobre governança de TI pela convivência com a área em empresas que eu trabalhei mas não tenho domínio ainda, por isso estou em busca de matérias como a sua.

    Fiquei com uma dúvida e não sei se você pode me esclarecer, na matéria você cita o IBGC como órgão brasileiro que regulamenta a governança corportativa e a lei americana Sarbanes Oxley. Minha pergunta é: No Brasil temos algum instituto ou órgão que regulamenta ou apóia a Governança de TI? Existe alguma legislação a respeito?

  17. Olá!

    Parabéns pelo Artigo, realmente discussões de maneira clara e que nos abre um leque para complementar os conhecimentos são muito importantes para o desenvolvimento dos profissionais potenciais e atuantes desta área que desponta em nosso cenário de negócios.

    Sou estudante de administração porém trabalho na governança de IT em uma empresa de grande porte, e com essas informações consegui visualizar de maneira sistêmica como a questão operacional e financeira andam juntas, sendo necessária uma gestão detalhada e conjunta a essas ambas vertentes.

    Obrigada pelas dicas!
    Compartilho também este link, em que oferece um curso online gratuito em governança de IT como aqui tratado.

    http://www.youtube.com/watch?v=cMDnbFBb2DI

    Best Regards!

  18. You share interesting things here. I think that your website can go viral easily, but
    you must give it initial boost and i know how to do it, just search in google for – wcnu traffic increase

  19. Fantastic blog! Do you have any suggestions for aspiring writers?
    I’m hoping to start my own site soon but I’m a little lost on everything.
    Would you recommend starting with a free platform like WordPress or go for a paid option?
    There are so many options out there that I’m completely confused ..
    Any suggestions? Thank you!

  20. é um assunto bem interessante esta questão de governança de TI pois determina regras e normas que define a postura de uma empresa dentro do mercado de negocios, onde ela pode fazer uma avaliação bem planejada dos seus reais interesses dentro do seu ambito interno e projetar futuros desafios que serão determinados para manter seu nivel de competividade dentro das suas expectativas e alcançados seus objetivos. é desta forma?

  21. Ótima explicação! Conforme a maioria descreveu, muito simples de entender. Superando até o próprio material da FGV, que não é de claro entendimento.
    Parabéns!

  22. Para o processo de Mudanças tenho uma dúvida, qual o critério devo utilizar para definir quais mudanças devo apresentar ao Comitê Consultivo de Mudanças.

    Quais são as melhores práticas para o assunto?

    1. Leandro, obrigado pela pergunta. As mudanças que você deve apresentar ao comitê são aquelas que geram risco para o negócio, ou seja, basicamente são as que podem gerar indisponibilidade ou perda de qualidade do serviço.

    2. Olá Leandro, tudo bem?

      Vejo que o critério está ligado ao impacto. Você leva para o comitê todas as mudanças que podem ter impacto para a área de negócios. Aquelas de baixíssimo ou nenhum impacto você deve tratar via requisição.

  23. Mitos E Verdades Sobre Alimentação Do Diabético

    É impossível dizer que alguém nunca comprou nada. A alimentação saudável é aquela baseada no alimentos
    que atendam as necessidades do nosso organismo. Estes órgãos são os em
    grau superior importantes na limpeza e desintoxicação do organismo, na preservação da saúde, do equilíbrio da água e também dos sais minerais do corpo.

    Sabe-se bastante bem que os alimentos ricos em proteínas reduzem apetite bem como aumentam a saciedade, em
    comparação com alimentos que contêm menos proteínas, estudos
    mostraram que refeições com ovos aumentam a saciedade e reduzem a ingestão de
    alimentos durante as refeições posteriores, dentro de comparação com outras refeições com mesmo teor calórico.

    Perder barriga rápido realmente não é uma tarefa fácil, mas se você desistir de
    vez as dietas muito restritivas, e atribuir numa reeducação alimentar e também na prática regular de exercícios físicos
    , certamente será capaz de alcançar seu objetivo.

    Estes ovos são muito mais ricos em ômega-3 e vitaminas importantes solúveis em
    gordura.

    Além disso, uns tipos de gorduras poli-insaturadas,
    como as encontradas em nozes, pinhões, óleo de linhaça, salmão (ricos em ômega-3) e
    também sementes de girassol conseguem ser excelentes na perda de gordura da
    barriga, são conhecidos por causa da desinflamação do corpo.

    Esse característica de bebida, pode ser feito tanto com abacaxi,
    como com uva, com limão, de espinafre, de couve, de melancia, com gengibre para complementar suco e muitos outros alimentos são capazes de ser usados, como por exemplo coentro, a linhaça e melão.

    Com treinos intensos e com curta duração, qualquer pessoa consegue cumprir os
    exercícios da especialista Gabriela Cangussú, treinadora do Mamãe Sarada.
    Eu estou me referindo ao Projeto Fit 60D, que córrego para
    revolucionar tal como as pessoas perdem peso apenas com uma
    alimentação correta.

    Cereais integrais, como aveia, gergelim, arroz integral, batata doce,
    possuem boa porção de fibras, que são fundamentais para quem pretende perder peso, pois estimulam a satisfação e bom funcionamento do intestino.
    Deste modo, compartilharemos com você algumas propostas de jantares
    simples e rápidos para você dormir sem emitir fome e perdendo peso
    gradualmente.

    Bem se questiona se ao cessar uso de um suplemento
    que auxilie na queima de gorduras, existe a tendência do indivíduo recuperar peso frito anteriormente.
    Comer além do que preciso é que faz com que corpo acumule gordura.
    A partir do início do uso do QUITOPLAN os usuários poderão perceber resultados em torno de
    um espaço de cinco semanas de utilização do criação,
    você poderá perder 11Kg ou mais.

    Chamada de atenção: Se você tem problemas de estômago ou
    outros distúrbios de saúde, deve consultar um médico para saber se pode efetuar
    isto desintoxicação do organismo. Há uma mocinha lista com alguns alimentos proibidos bem
    como permitidos durante uma dieta detox e também após concluir período de adaptação.

    As respostas apontadas pelos participantes foram: dificuldade de realização do
    plano alimentar principalmente nos finais a semana, festas e ocasiões sociais,
    falta de tolerância da família, oscilação drástica dos
    hábitos alimentares, os resultados lentos e
    ansiedade.

    Se você percebe que teu corpo não esta bem, ou que
    você não esta bom se sentindo inchaço, é um sinal de que
    seu organismo pode encontrar-se intoxicado, e é por isso que suco detox faz
    tanto sucesso, por ser um antioxidante natural para seu corpo através
    de suas varias vitaminas que ajudam a combater a oxidação como, vitamina C, A e todos nutrientes que auxiliam na fabricação corporal de antioxidantes. http://www.low-cost-cigs.com/boost-sexual-performance-by-reading-the-signs-right-decoding-a-partners-signals/

  24. Com o aumento da utilização de recursos de TI nas Organizações, os orçamentos de TI tem aumentado significadamente nos últimos anos. As necessidades e dependência do negócio em relação a TI também tem aumentado, bem como os riscos dos negócios associados a Ti. Em contrapartida, a qualidade dos serviços de TI tem diminuído. Nesse sentido, como resolver o problema da qualidade de TI? Como a TI pode dar suporte às operações de negócio é alcançar os objetivos estratégicos da Organização?

Leave a reply

Lightdesk – Gestão de service desk e CSC

Comentários recentes

Categorias

Pesquisa ITSM

A TI da sua empresa utiliza uma ferramenta para registrar as solicitações de suporte?

View Results

Loading ... Loading ...

Calendário

July 2010
M T W T F S S
    Aug »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Parceria #GTI e TIEXAMES

Compre cursos na TIEXAMES e usando o voucher GTI você ganha 15% de desconto!

Sites Parceiros