Desvendando a Certificação COBIT 4.1

24 Aug 2010

Olá Caros leitores!

Escrevo este post por sugestão de um leitor do ProfissionaisTI. Vou utilizar as perguntas que ele me fez para fazer o post. Esta dúvida surgiu após a leitura do post http://www.profissionaisti.com.br/2009/10/cobit-um-kit-de-ferramentas-para-a-excelencia-de-ti/#comments. Vamos lá?

1)      Ela(Cobit) é como a ITIL (sem prazo de validade)? Ou o profissional tem que atualizá-la de tempos em tempos?

Vou explicar com um exemplo. Sou certificado Cobit 4.1(a versão mais atual até o momento). Serei para sempre certificado nesta versão do Cobit. Para ser certificado nas outras versões, na 5 por exemplo que está para sair, terei que estudar tudo novamente e fazer a prova.
2) Como fazer para se certificar? É necessário treinamento ou, assim como na ITIL, basta estudar e prestar o exame para conseguir o nível foundation?

O Cobit só tem o nível Foundation. Você não precisa fazer cursos oficiais para prestar o exame. Basta apenas fazer o download do material no site da ISACA http://www.isaca.org/Knowledge-Center/cobit/Documents/CobiT_4.1.pdf, estudar e fazer a prova. Há bons cursos on-line também que podem ajudar neste processo.

3)      Quanto custa ($) a certificação mínima?

O preço do exame é U$ 150,00 dólares.  Mais “barata” que a do ITIL que é U$ 174,00 dólares.
4)      Onde eu posso realizar as provas?

É uma das diferenças entre a prova do COBIT e da ITIL. A prova do Cobit você faz on-line. On-line? Isso mesmo!  Você marca sua prova no site Cobit Campus (http://www3.itsmcampus.com/isaca/error.aspx?aspxerrorpath=/isaca/Catalog/catalog_details.aspx). Você precisará preencher 3 documentos. Dois documentos antes da prova e um depois. Antes da prova, você irá preencher um cadastro com suas informações, e outro cadastro com informações do seu proctor. O proctor é a pessoa que irá “supervisionar” sua prova. Verificar se a pessoa que está fazendo a prova não está “colando” ou coisas do tipo. O proctor pode ser alguém do seu trabalho ou do seu curso. A prova tem que ser marcado com 10 dias de antecedência, com horário certo e no horário comercial (do Brasil). Depois da prova, você precisa enviar um documento em nome do proctor, atestando que você fez a prova dentro das regras (não ter colado). Toda esta tratativa pode ser feito via e-mail exams@itpreneurs.com. Para marcar a prova é necessário ter cartão de crédito internacional.
5) Quais os detalhes da prova? (múltipla escolha?, número de questões, porcentagem para aprovação)

Você tem 60 minutos para responder 40 questões. Todas são de múltipla escolha. Até onde sei, há provas somente em inglês, espanhol e japonês ou chinês. Em português não há ainda, apesar de já termos material em português. Para passar no exame, você precisa acertar 28 questões de 40, ou 70%. É preciso estudar a introdução e o sumário executivo para pegar bem os conceitos. Os processos principais a serem estudados são o PO10 e DS02. O restante dos processos, é necessário saber para que servem e os objetivos.
Espero ter esclarecido muitas dúvidas de quem se interessara pelo assunto e quer prestar o exame.

Um grande abraço!

RELATED POST
23 comments
  1. Bom dia,

    sou formado em gestão de sistemas da informação, posgraduado em gerência de projetos e certificado ITIL manager.

    Estava procurando um artigo que simplificasse e sintetizasse as informações sobre a certificação Cobit e finalmente encontrei no seu texto.

    Muito obrigado e fique com Deus.

  2. Eu tenho dúvidas quanto ao proctor, ele é apenas uma pessoa presente? mas sendo do mesmo ambiente de quem está fazendo a prova, qual a garantia do resultado d aprova, de que apessoa nao está consultando ou algo do tipo ?

  3. Pessoal

    O exame do COBIT 4.1 pode ser realizado em português e seu material também foi traduzido e pode ser encontrado no site do ISACA.

    COBIT Foundation Exam v4.1 Portuguese $150.00

    Acesse o site e marque sua prova ou realize um curso OnLine.

    http://education2.certification-partners.com/ISACA

    Será necessário cadastrar uma senha.

    Abraços.

    Rodrigo da Silva Lopes

  4. Tudo bem Emerson?
    Vc indica algum material, curso ou fonte de consulta/estudos para me aprimorar para realizar a prova do Cobit?

    1. Olá Reinaldo!
      O principal material é o próprio manual do COBIT que você pode baixar gratuitamente no site da ISACA. Eu sugiro você fazer algum treinamento para facilitar o entendimento do conteúdo.

      Eu sugiro os cursos da tiexames. Os cursos são bons e baratos.

      Espero ter-lhe ajudado!

      Abs,

      Emerson Dorow
      #GTI

  5. Há ótimos simulados pra que, está estudando para certificação. Tudo em português com mais de 2000 questões para PMI, SQLSERVER, ITIL, WINDOWS SERVER, CCNA, .Net….
    Todas questões com respostas online e que gravam a evolução da prova.
    Achei beeeemmmm interessante.

    Vcs já viram? O Site está no link abaixo:

    http://www.iheadgo.com/

    Vale a pena dar uma boa olhada!

  6. Gostaria de saber a opinião do pessoal sobre o que desejo fazer para alavancar minha carreira novamente, pois estou fora de TI desde 2009.Sou formado como tecnologo em banco de dados, não atuei na área, sempre atuei na area de infra e redes, e nos ultimos anos antes de parar na area comercial de TI.Quero fazer agora uma pós em Adm de empresas pela FGV, e tirar a certificação ITIL e COBIT e quando terminar a pós, tentar algo no PMI. Errei em alguma escolha? É um bom caminho para a are gerencial???obrigado

Leave a reply

Comentários recentes

Categorias

Pesquisa ITSM

A TI da sua empresa utiliza uma ferramenta para registrar as solicitações de suporte?

View Results

Loading ... Loading ...

Calendário

August 2010
M T W T F S S
« Jul   Sep »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Parceria #GTI e TIEXAMES

Compre cursos na TIEXAMES e usando o voucher GTI você ganha 15% de desconto!

Sites Parceiros