Os 5 focos da Governança de TI – Segundo o COBIT 4.1

03 May 2011

Olá caros leitores!

Vamos falar neste post sobre as 5 áreas de foco da TI que o COBIT procura atender para uma eficaz e eficiente Governança de TI. Caso você deseje saber mais sobre o COBIT, há um post que traz uma explicação mais abrangente: http://www.governancadeti.com/2010/08/uma-visao-geral-do-cobit/. Também há um material falando sobre o conceito mais amplo de governança de TI: http://www.governancadeti.com/2010/07/o-que-e-governanca-de-ti-e-para-que-existe/.

O COBIT é baseado na premissa de que a TI precisa entregar informação que a empresa necessita para atingir seus objetivos.

Segundo a publicação do COBIT 4.1 “Essas áreas de foco em governança de TI descrevem os tópicos que os executivos precisam atentar para direcionar a área de TI dentro de suas organizações.”

E como o COBIT atende estas 5 áreas de foco?

Atende através dos 34 processos que ele traz. Cada processo atende de forma primária ou secundária uma ou mais áreas de foco. Por exemplo, o processo “PO7 – Gerenciar os Recursos Humanos de TI” atende de forma primária os focos “alinhamento estratégico” e “gestão de recursos”. O alinhamento estratégico é obtido através de boa comunicação e transparência da organização para com as pessoas e também das ações de TI estarem alinhadas com as ações do negócio. A gestão de recursos neste contexto, é uma gestão ótima das pessoas no que tange questões como recrutamento, competências necessárias, treinamento, avaliação de desempenho até o desligamento. De forma secundária, o PO7 atende as áreas de foco “Gestão de Risco” e “Mensuração de Desempenho”. As pessoas por serem recursos importantes nas organização são fontes de risco, e o risco precisa ser gerenciado. Um risco, por exemplo, é a execução de uma atividade importante na organização depender do conhecimento de uma pessoa, não ter o “backup”. Em mensuração e desempenho, as pessoas precisam ser medidas sobre o resultado esperado. Todos os processos que geralmente tem interação humana também precisam ser medidos.

Um outro exemplo é o processo “AI6 – Gerenciar Mudanças” que tem como foco principal “Entrega de valor”. A entrega de valor neste caso é obtida através da implementação de mudanças com o mínimo impacto na operação da organização. As mudanças são constantes para implementação de melhorias em sistemas para atendimento a novas leis e regulamentos por exemplo.

Para finalizar este post, vamos resumir o objetivo de cada uma das áreas de foco.

Áreas de Foco
Áreas de Foco

Alinhamento estratégico

Segundo o COBIT “foca em garantir a ligação entre os planos de negócios e de TI, definindo, mantendo e validando a proposta de valor de TI, alinhando as operações de TI com as operações da organização.” Os processos do estágio “Planejar e Organizar” tem grande foco no alinhamento estratégico. Isto não é por acaso, visto que o alinhamento só irá ocorrer com um bom planejamento das ações de TI, tendo como base o planejamento estratégico da organização.

Entrega de Valor

Segundo o COBIT “é a execução da proposta de valor de TI através do ciclo de entrega, garantindo que TI entrega os prometidos benefícios previstos na estratégia da organização, se concentrado em otimizar custos e provendo o valor intrínseco de TI.” Os estágios “Adquirir e Implementar” e “Entregar e Suportar” tem foco maior na entrega de valor. Os usuários/clientes percebem valor da TI através dos processos que tem contato direto com eles, como “Gerenciar Incidentes” e “Gerenciar Mudanças”.

Gestão de Risco

Segundo o COBIT “requer a preocupação com riscos pelos funcionários mais experientes da corporação, um entendimento claro do apetite de risco da empresa e dos requerimentos de conformidade, transparência sobre os riscos significantes para a organização e inserção do gerenciamento de riscos nas atividades da companhia.” Os estágios “Adquirir e Implementar” e “Entregar e Suportar” tem foco também na gestão de riscos, principalmente processos como Gestão de continuidade de serviços de TI, segurança de sistemas e gestão de serviços terceirizados. É importante o mapeamento dos riscos e ter planos para a mitigação destes riscos. Os processos do estágio “Planegar e Organizar” também representam um risco, visto que a falta de alinhamento das ações de TI com o negócio pode gerar por exemplo ações que não agreguem valor a organização.

Gestão de Recursos

Segundo o COBIT “refere-se à melhor utilização possível dos investimentos e o apropriado gerenciamento dos recursos críticos de TI: aplicativos, informações, infraestrutura e pessoas.” Processos como Gestão de Capacidade, Gestão de pessoas e fornecedores procuram atender esta área de foco.

Mensuração de Desempenho

Segundo o COBIT esta área de foco “acompanha e monitora a implementação da estratégia, término do projeto, uso dos recursos, processo de performance e entrega dos serviços, usando, por exemplo, “balanced scorecards” que traduzem as estratégia em ações para atingir os objetivos, medidos através de processos contábeis convencionais.” O COBIT traz junto com a descrição dos processos sugestões de indicadores baseados nas perspectivas do balanced scorecard nos níveis operacionais, táticos e estratégicos. Como diz Peter Druker, “o que não é medido não pode ser gerenciado.” A implementação da governança de TI tem o objetivo de dar direcionamento nas ações de TI buscando alinhamento e exercer controle sobre elas. Este controle é conseguido através de indicadores. Importante que hajam indicadores não só operacionais, mas que tenham significado para quem toma decisão dentro da organização.

Olhando nosso último post http://www.governancadeti.com/2011/04/a-pauta-dos-cios-em-2010/, estas áreas de foco fizeram parte da agenda dos CIOs em 2010. Esperamos que você tenha aproveitado a leitura. Todos os comentários são muito bem vindos.

Um grande abraço e até a próxima!

RELATED POST
10 comments
  1. You actually make it seem so easy along with your presentation however I find this matter to be actually something that I think I’d by no means understand. It seems too complex and very broad for me. I am taking a look forward on your subsequent publish, I will try to get the cling of it!

  2. Pingback: florystyka
  3. Cara, tenho um trab a ser respondido sobre Governança: Qual a relação de governança de TI com gestão de pessoas?

    Você poderia me ajudar?

  4. Parabéns Emerson Dorow, sua postagem me salvou em um trabalho na faculdade que abordava justamente os tópicos que você discursou.

    Valeu mano, boa sorte.

  5. sônia flores
    sinop 07/09/2017
    cara, tenho uma avaliação discursiva que fala, quais são as 5 áreas de foco do Cobit.
    seu texto caiu como luva
    parabéns obrigada.

Leave a reply

Lightdesk – Gestão de service desk e CSC

Comentários recentes

Categorias

Pesquisa ITSM

A TI da sua empresa utiliza uma ferramenta para registrar as solicitações de suporte?

View Results

Loading ... Loading ...

Calendário

May 2011
M T W T F S S
« Apr   Jul »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Parceria #GTI e TIEXAMES

Compre cursos na TIEXAMES e usando o voucher GTI você ganha 15% de desconto!

Sites Parceiros