Certificação Profissional – Vale á pena?

05 Jul 2011

Olá caros leitores!

Decidi escrever este post, após acompanhar algumas discussões que vem ocorrendo na lista itsmf-br (Yahoo). Nesta lista só tem feras como Roberto Cohen, Ricardo Mansur, e outros menos conhecidos (para mim), mas não menos conhecedores quando o assunto é TI.

Comecei de verdade a refletir este post no ônibus voltando para o trabalho após fazer a prova de certificação ISO 20.000 Foundation, o que me deixou muito feliz. Isto foi resultado de muito estudo e dedicação.

Mas ao mesmo tempo em que eu estava cheio de felicidade com o “feito”, comecei a me questionar: “E aí, valeu a pena? O que esta certificação agregará para meu conhecimento? Quanto meu salário vai aumentar por causa disso?”

Para mim, o certificado é apenas a ponta de cima do iceberg, a cereja do bolo. O que me

interessa na certificação é o aprendizado que acabo adquirindo sobre o assunto, que considero a parte debaixo do iceberg. O fato de ter que fazer uma prova para validar o conhecimento, me força a dar uma estudadinha a mais, sendo que normalmente não faria isto. Porém, nada ensina mais do que a prática. Não adianta ter a certificação sem a prática. Como diria Confúcio: “Se escuto esqueço, se faço aprendo”.

No processo de seleção para novos colaboradores que participo, ganha ponto quem tem certificação. Porém, após contratado a pessoa precisa render o esperado, caso contrário se torna igual “aos outros”. Resumindo, na minha visão a certificação abre portas e dá um know-how para o profissional. Mas é a prática e os resultados que irão definir qual caminho o profissional irá seguir: do sucesso ou insucesso. As certificações abrem portas, mas é o conhecimento e as habilidades do profissional que manterão estas portas abertas e abrirão outras.

Respondendo a pergunta que eu mesmo fiz: E aí, valeu à pena? O que esta certificação agregará para meu conhecimento? Quanto meu salário vai aumentar por causa disso? Valeu sim, pois foi mais um conhecimento adquirido em Gestão de Serviços em TI além do ITIL, e quando alguém falar em ISO 20.000, vou saber do que estão falando, e em alguns casos serei até referência no assunto pois outros não sabem do que se refere. Aumento salarial por causa disto? Não fiz a certificação esperando um “aumento” em curto prazo. Em longo prazo, este conhecimento adquirido, junto com o esforço do dia-a-dia serei com certeza recompensado.

E você caro leitor, concorda comigo, discorda? Deixe seu comentário!

Um abraço e até mais.

Emerson Dorow

Certificado LPIC-1, IBM Tivoli Monitoring V6.2, ITIL Foundation V2/V3, ISO 20.000, COBIT 4.1, HDI-SCM

RELATED POST
14 comments
  1. Acho seu pensamento justo.
    Existem muitas discussões sobre o que vale mais certificação ou faculdade.
    Claro que isso é obvio, pelo menos para mim. Acredito que seja uma junção de fatores, faculdade é muito importante, juntamente com a certificação não vejo o por que de tantos questionamentos referentes em fazer uma prova que comprove seu conhecimento, como tudo na vida é passiva de ludibriar algumas pessoas, mas com o passar do tempo as demais pessoas vão validar se o conhecimento de tal pessoal é bom ou ruim, não quer dizer que faculdade e certificação vão falar por si só, o profissional tem de estar em constante evolução e questão de conhecimento e caráter.
    Faça uma faculdade, nas férias faça treinamentos e faça as provas, estude inglês e trabalhe com seriedade, uma receita simples para um bom profissional.
    Para se tornar um profissional excepcional tem de fazer algo excepcional…..

    Ótimo post e parabéns por mais uma conquista!

    1. Olá Sodréxter,
      Concordo plenamente com você que a discussão entre curso superior X certificação não faz muito sentido. Ambos se complementam e o que interessa é o que as pessoas mostram na prática.

      Obrigado e seja sempre bem-vindo.

      Abs,

      Emerson Dorow
      #GTI

  2. Boa tarde,
    Meu nome é Danieli Polonio Feltrin e estou cursando o oitavo semestre do curso de Análise de Sistemas e Tecnologias da Informação na FATEC – Ourinhos – SP.
    Estou escrevendo a monografia que possui como tema Governança e Gestão de TI e peço a sua colaboração para responder o questionário (simples e rápido), que será utilizado com o intuito de fornecer ao meu trabalho dados reais da utilização de práticas de Governança e Gestão de TI no país, e das dificuldades e benefícios encontrados.
    As informações obtidas serão somente utilizadas para a elaboração do trabalho, não sendo divulgadas em outro meio.
    Desde já agradeço pela atenção.
    Aguardo resposta.

    Link para o questionário:
    https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dDFPMFlLemgxM3NNT2xPNDJ3bDJMQ2c6MQ

    Obrigada.

    Qualquer dúvida entre em contato pelo email: dpfeltrin@gmail.com ou pelo telefone: 014 9798-5530.

  3. Sou formado em administração de empresas, e pergunto – Será necessário ter uma certificação ITIL v3, já que ambos são baseados em todas as práticas de gestão?
    Atualmente, tenho um diploma do curso técnico em informática e queria começar meu caminho pelo suporte técnico para expandir minhas habilidades, no que você concordaria?

    1. Olá Ricardo,
      Eu sugiro que você faça sim. Com certeza para você será bem mais fácil entender alguns conceitos. Mas o estudo do ITIL vai te dar uma bagagem de como como utilizar os conceitos de administração no mundo da TI.

      Abs,

      Emerson Dorow

  4. Bom dia,
    Achei o post muito interessante e gostaria de expressar minha opinião.
    Recentemente fiz esta refleção, porém estava entre PósGraduação ou Certificação e cheguei a seguinte conclusão.
    Para efeitos de mercado de trabalho em iniciativa privada, que atualmente é o meu caso por não ser funcionário público, uma certificação terá muito mais peso por estar atestando meu conhecimento em um assunto específico, seja ITIL, Cobit, PMP, Oracle, Microsoft ou qualquer outra. Empresas querem mão de obra qualificada e que tenha comprovação de conhecimentos nas tarefas que o contratado irá executar.
    Agora se meu foco é uma instituição pública através de consurso, nos quais existe um plano de carreira, a PósGraduação ou Mestrado se tornam um diferencial ou até mesmo um critério de desempate.
    Graduação é obrigatória em ambos os casos. Claro que existem funcionários públicos com Ensino Médio mas a faixa salarial fica bem abaixo de um funcionário com Graduação.

    Espero ter sido claro.

    Att,

    Fernando Minotto

  5. Esqueci de comentar que atualmente curso uma Formação em Governança Corporativa de TI que abrange ITIL v3 , Cobit4 e ISO 20.000 e ao termino da mesma prestarei as provas de certificação. Um investimento que a medio ou longo prazo trará muitos resultados com a crescente demanda de profissionais de Gestão de TI e Gestão de Segurança da Informação.

    1. Olá Fernando, pelo que entendi vc então faz uma especialização, no meu caso, gostaria tb de fazer uma, incluindo as certificações, vc recomenda qual?

  6. Concordo plenamente com você, pois fiz 2 faculdades, processamento e análise de sistemas e trabalhava com help desk, porém sempre quis estar na área de segurança da informação, me certifiquei em ITIL, cobit, e só após me certificar em ISFS27002 é que consegui trocar de área na mesma empresa e hoje estou na área de segurança e conformidade, estamos implementando a ISO27001 aqui e agooora sim eu pude aplicar o que aprendi nas certificações, por isso concordo que tirar certificação não é nada, o bom mesmo é aprender na prática e poder aplicar o que estudou e estou igual a voce, um dia uqem sabe serei recompensada $$ rss

    bjus

  7. Essas dúvidas ocorrem pq para se tirar uma certificação em ITIL, COBIT, ISO 20k, qual que seja leva menos tempo e menor investimento comparado com uma pós-graduação, porém, como já postado pelo Emerson, só teremos resultado mudando a nossa atitude no dia-a-dia.

  8. Olá Claudio, é isto mesmo. Cada vez mais certificações são pré-requisitos, principalmente para as oportunidades com maior remuneração. Quanto maior a remuneração mais certificações são necessárias.

Leave a reply

Comentários recentes

Categorias

Pesquisa ITSM

A TI da sua empresa utiliza uma ferramenta para registrar as solicitações de suporte?

View Results

Loading ... Loading ...

Calendário

July 2011
M T W T F S S
« May   Oct »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Parceria #GTI e TIEXAMES

Compre cursos na TIEXAMES e usando o voucher GTI você ganha 15% de desconto!

Sites Parceiros