O Verdadeiro valor de TI: Como transformar TI de um Centro de Custos em um Centro de Valor e Competitividade

02 Jun 2012

Olá caro leitor!

Vamos iniciar uma série de posts sobre o livro “O Verdadeiro valor de TI”. Ele é um grande estudo feito por Richard Hunter do Gartner e George Westerman do MIT com 228 executivos de TI bem-sucedids e como eles conseguem criar valor para o negócio através da TI.De acordo com os pesquisadores a questão não é custo, mas sim comunicação.

Se você tem dificuldades em justificar os investimentos e mostrar que a TI tem valor para o negócio, e que você gestor de TI pode contribuir para os resultados do negócio (e crescer dentro da empresa), esta leitura é obrigatória. Iremos fazer um resumo dos pontos mais importantes em nossa visão. Entretanto, recomendamos fortemente que você leia o livro.

Pegando a (longa) estrada para o Valor de TI

Você já se deparou com as afirmações abaixo?

  • Estamos gastando muito com TI
  • TI é um buraco negro
  • TI não foca no cliente
  • Deveríamos terceirizar?
  • Nosso executivo de TI fala língua estrangeira

Muitas vezes o problema não é o valor (benefício) produzido, mas sim como é comunicado para a empresa. É de responsabilidade da TI produzir e comunicar este valor. Portanto gestor de TI, este é um “problema” seu, mas fique tranqüilo que você pode resolvê-lo. Não é fácil, mas é possível. A primeira grande mudança é que o valor de TI “não é sobre TI, é sobre os resultados da empresa e o desempenho dos negócios”. O paradigma a ser quebrado é que os investimentos em TI precisa produzir um melhor retorno dos investimentos para o negócio.

Os líderes de TI bem-sucedidos comunicam valor de uma maneira específica e em uma ordem específica. A pesquisa mostra que as áreas de TI passam por um processo similar de transformação:

  1. Mudar seu pensamento para evitar as armadilhas de valor: Evitar as práticas que parecem ajudar, mas na verdade evitam que TI produza e comunique o valor.
  2. Mostrar que TI proporciona valor pelo dinheiro: É necessário que a TI mostre que está oferecendo serviços certos, com a qualidade cerca e preço competitivo.
  3. Mostrar como a TI melhora o desempenho comercial: Fazer a conexão entre os investimentos em TI e o melhor desempenho dos negócios.
  4. Mostre que seu valor vai além de TI: O executivo de TI trabalha como “colega” da equipe executiva, proporcionando valor além da TI.

Este foi apenas um aperitivo do que virá pela frente. Fique atento ao GTI para acompanhar a continuidade desta discussão. No próximo post iremos falar sobre como evitar as armadilhas de valor.

O que você achou deste primeiro post? Você tem dificuldades em comunicar o valor de TI? Deixe seus comentários.

RELATED POST
1 comments

Leave a reply

Comentários recentes

Categorias

Pesquisa ITSM

A TI da sua empresa utiliza uma ferramenta para registrar as solicitações de suporte?

View Results

Loading ... Loading ...

Calendário

June 2012
M T W T F S S
« Feb   Jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Parceria #GTI e TIEXAMES

Compre cursos na TIEXAMES e usando o voucher GTI você ganha 15% de desconto!

Sites Parceiros