E aí, qual seu modelo de governança de TI?

08 Jun 2014

Olá caro leitor!

No post de hoje vou trazer um assunto para discussão. Nós da área de TI trabalhamos, e trabalhamos muito. Damos suporte, implantamos ferramentas (para TI e negócio), construímos processos e indicadores, buscamos o tal do alinhamento entre TI e negócio. 

Normalmente o planejamento e a execução não aparecem, pois não é fácil tornar o serviço tangível. Na verdade TI é normalmente lembrada quando algo pára de funcionar. O cliente (negócio) quer o resultado com o melhor custo possível. O que acontece dentro da TI para efetuar a entrega “não interessa muito”. Porém, na minha opinião, é muito importante ter um modelo de governança da TI escrito e publicado, pois mostra a organização da área. Fica mais fácil promover as melhorias a partir de algo concreto, inclusive para explicar como funciona a área para os gestores da empresa. Eu sempre penso: errar por uma falha no planejamento, e não por não ter um planejamento.

Para ajudar a escrever o modelo, fui relembrar o que diz o CobiT na sua definição de governança: “A governança de TI é de responsabilidade dos executivos e da alta direção, consistindo em aspectos de liderança, estrutura organizacional e processos que garantam que a área de TI da organização suporte e aprimore os objetivos e as estratégias da organização.”

Portanto, para existir governança, a direção da empresa precisa participar do planejamento (processos e estrutura organizacional), controle da TI (indicadores na linguagem do negócio) e compartilhar as decisões, e isto permitirá o alinhamento da TI, suportando os objetivos do negócio.

Organizar o seu modelo de governança irá te ajudar a organizar na sua cabeça e mostrar para as outras pessoas.

O que pode ter em um modelo de governança de TI, na minha visão:

  • Objetivos de negócio x objetivos de TI (tabela do cobit)
  • Indicadores de negócio (que digam algo para o acionista – não métricas de máquina).
  • Estrutura organizacional
  • Critérios de controle da informação
  • Maturidade dos processos
  • Leis e regulamentos suportados
  • Indicadores de TI
  • Matriz de riscos
  • PMO de Projetos
  • Processos x Áreas de foco da governança

Após ter escrito o seu modelo, apresente e discuta com os gestores da empresa. Eles precisam conhecer, direcionar e contribuir com as melhorias no modelo. Procure ter uma agenda periódica, ou mesmo informalmente discuta os assuntos. Publique em um local público, por exemplo a intranet da sua empresa, para que todos possam ter acesso.

E aí, você entende que agrega valor para a TI e o negócio ter um modelo de governança de TI? Você  tem algo nessa linha? Qual sua opinião?

Um grande abraço e até a próxima!

RELATED POST
2 comments
  1. Boa tarde, concordo que as empresas devem ter um modelo de governaça de TI. Vejo muitas organizações “apagando fogo” e para mim o TI não é isso. Tem que ter um planejamento, uma organização, um acompanhamento. Infelizmente, onde moro (Manaus-Amazonas) , o nível de visão de TI é muito baixo, o que me incomoda bastante e me deixa completamente desmotivado coma área. Gostaria de seguir nessa área de Gestão de TI, mas como se as pessoas não enxergam esse nível de governança??

  2. Henrique,

    Essa sua percepção acontece em várias organizações e o que vejo é a falta de visão e capacitação dos gestores em entender que o correto é gastarmos mais tempo no planejamento para que a execução ocorra com o mínimo de erros possível.
    Sou servidor público atuando com TI no judiciário e sofremos isso tb. Mas tenho uma dica que estou implantando e está dando certo para envolver mais a alta administração. Nós da TI, somos diariamente bombardeados com demandas e, coincidentemente, todas prioritárias certo?! Comece por aí, faça uma organização de suas demandas atuais e proponha uma priorização, de acordo com a sua capacidade de atendimento, objetivos da organização, entre outros. Se a alta administração não nos dá o caminho, vamos forçá-los a fazer isso. Resumindo, a responsabilidade de priorização e execução das atividades da TI é da alta administração, não assuma essa carga sozinho, gerando estresse na equipe e desmotivação.

    Grande abraço.

Leave a reply

Comentários recentes

Categorias

Pesquisa ITSM

A TI da sua empresa utiliza uma ferramenta para registrar as solicitações de suporte?

View Results

Loading ... Loading ...

Calendário

June 2014
M T W T F S S
« May   Sep »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Parceria #GTI e TIEXAMES

Compre cursos na TIEXAMES e usando o voucher GTI você ganha 15% de desconto!

Sites Parceiros