A governança de TI e a gestão dos recursos humanos

Olá Caro leitor,
Hoje vamos falar um pouco sobre um dos aspectos mais importantes da governança de TI, a gestão dos recursos humanos.
Quando falamos do tripé, pessoas, ferramentas e processos, de nada adiantar ter processos maravilhosos, ferramentas lindas e ultra-automatizadas, se as pessoas não estiverem engajadas para entregar os resultados esperados. Na TI não existe mão-de-obra e sim “cérebro-de-obra”. De fato, as pessoas é que fazem a diferença. Por isso a gestão de pessoas tem um papel tão importante.
Neste cenário os líderes tem um papel fundamental. Na minha concepção, o papel do líder é influenciar e apoiar as pessoas para entregar os resultados que a empresa espera. Portanto, escolher os líderes certos é o primeiro passo para alcançar os resultados desejados.
O CobiT 4.1 não deixou este assunto de lado e trouxe na guia de processos o processo “PO7 Gerenciar os Recursos Humanos de TI”. O objetivo do processo “é ter pessoas competentes e motivadas para criar e entregar serviços de TI”. A gestão das pessoas está alinhada com os aspectos de alinhamento estratégico e gestão dos recursos. O foco do processo segundo o CobiT é:
- Admitir e treinar pessoal;
- Motivar através de planos de carreira claros;
- Atribuir funções coerentes com as habilidades;
- Estabelecer um processo de revisão;
- Criar descrições de cargos;
- Assegurar a consciência da dependência dos indivíduos.
As atividades do processo são:
- Recrutamento e seleção de pessoal: Selecionar as pessoas com perfil certo para a função certa. É preciso ter um processo claro para a contratação de pessoas. Lembre-se, agregar conhecimento é fácil. Difícil é mudar hábitos, comportamentos.
- Competências pessoais: Definir as competências necessárias para os cargos e revisar continuamente.
- Preenchimento de vagas: Preencher as vagas de acordo com os requisitos exigidos, tanto técnicos quanto não-técnicos. A rotatividade de pessoas até certo ponto pode ser benéfico, pois novas pessoas trazem novas idéias, mas pode ser prejudicial caso a rotatividade for muito alta.
- Treinamento do pessoal: Prover treinamento adequado para equipe. Os treinamentos são tanto de cunho técnico quanto conscientização.
- Dependência de indivíduos: É preciso evitar ter “heróis”. É importante mapear o conhecimento da equipe e fazer com que mais de uma pessoa domine um assunto. A saída e contratação de colaboradores é um processo normal e que sempre irá existir.
- Procedimento de liberação de pessoal: Incluir a análise de antecedentes no processo de recrutamento de TI.
- Avaliação do Desempenho Profissional: As pessoas devem ser avaliadas continuamente. A partir da análise, deve se dar feedback sobre o desempenho. O feedback deve ser utilizado como ferramenta de melhoria contínua das pessoas. Tenha rotinas periódicas de feedback com sua equipe.
- Mudança e desligamento de cargo: Os desligamentos devem ser feitos de forma justa. Deve ser providenciado a transferência do conhecimento caso seja necessário. A equipe deve ser comunicada dos motivos para evitar ruídos internos.
O acompanhamento e apoio da área de RH da empresa é fundamental. Peça ajuda e compartilhe práticas com eles. Com certeza fará toda a diferença.
E você, está cuidando das pessoas? Quer compartilhar suas experiências? Deixe um comentário e conte para nós.
Um grande abraço!