Por que devo ir para cloud? 2 motivos para ir logo!

Olá Caro leitor!
Em 2015 escrevi um post disponibilizando informações sobre o que levam as empresas a adotar o cloud computing. Este post pode ser acessível aqui.
Resumindo, os 4 principais atributos eram:
- Acessível de qualquer lugar;
- Facilita a administração de TI;
- Agilidade para aumentar e diminuir recursos;
- Permite TI focar no negócio.
Entendo que estes 4 atributos continuam atualizadíssimos. Entretanto, temos um quinto elemento que acredito se fizer uma nova pesquisa, será
um dos top motivos: inovação. Todas as empresas de algum modo tem projetos e iniciativas de transformação digital. Seja criar um bot para interagir com clientes, um app, ou entregar para usuários mais inteligência através de analytics. Percebo que as TIs estão sendo pressionadas a ajudar a empresa a fazer sua transformação digital, mas estão tendo dificuldades.
Se antes o que garantia o salário do pessoal de TI (e suas promoções e aumentos) era manter a disponibilidade dos serviços e reduzir custos, agora o que lhes dá mais visibilidade é a inovação. Portanto, a gestão de TI focada em disponibilidade e redução de custos, virou um peso para as TIs, pois gastam muito tempo para garantir estes requisitos e as impede de inovar!
Aí pergunto. Como a TI irá inovar, se boa parte do esforço da equipe é na manutenção do datacenter, hardware, instalações e atualizações de sistemas? Eu acredito que aumentar a equipe não será uma das primeiras opções.
Abaixo descrevo uma lista de atividades-chave de uma TI tradicional (de 2015). De fato tem muita coisa pra fazer, mas poucas atividades de fato geram valor para o negócio dado o cenário atual (inovação!):
- Service Desk;
- Monitoramento;
- Micro informática;
- Gerenciamento de AD;
- Gerenciamento de servidores;
- Licenciamento;
- Manutenção e integração de sistemas;
- Instalação / Atualização;
- Segurança: AV e Patches;
- Gerenciamento de firewall;
- Manutenção Datacenter;
- Melhorias nos serviços;
- Gerenciamento de serviços de TI;
- Gestão de Capacidade
- Gestão de Mudança
- Gestão de configuração
Então como a TI irá inovar se tem tudo isto para fazer/controlar? Aí entra o primeiro motivo para ir para Cloud. Você terceirizando a gestão básica da infraestrutura para um fornecedor de confiança, libera o tempo da sua equipe para inovar. Fora a questão que vai ficar muito mais fácil e rápido aumentar e reduzir recursos, além de reduzir custos, pagar pelo uso e etc. A ajuda de uma empresa com conhecimento, vai facilitar muito a jornada para Cloud. Evitará de ir através de tentativa e erro. Hoje em dia a desculpa de que “para fazer este projeto precisamos comprar servidor” não cola mais! Se a TI se colocar como gargalo para o negócio, os usuários vão viabilizar o projeto sem a TI (vão lá e passam seu cartão).
E qual o segundo motivo?
A inovação em si. Com a sua infraestrutura em nuvem, ou pelo menos parte dela, facilita o processo de inovação, tanto pela facilidade de subir e desligar recursos, integrações, quanto os vários serviços disponíveis na AWS, Azure, Google, IBM e etc…etc. Imagine que sua equipe de dev precise entregar uma aplicação que terá uma funcionalidade de conversão de voz em texto. Na nuvem vai ter uma API pronta para isso e você vai economizar muito tempo.
Eu vislumbro que em médio e longo prazo as atividades-chave da TI serão:
- Coleta e análise de dados;
- Desenvolvimento e manutenção de bots;
- Integração de dispositivos IOT;
- Automação e workflow de processos de negócio;
- Desenvolvimento de aplicativos mobile;
- Segurança da informação;
- Service Desk (esse não morre nunca..hehe)
- Micro informática
- Gerenciamento de AD;
- Gestão de Custos e mudanças
E os conhecimentos necessários para este novo mundo, também mudarão radicalmente. Na minha visão, saem os conhecimentos em infra em si, e entram os conhecimentos para tratamento de dados e melhoria da experiência do usuário.
Com toda esta mudança, eu vejo a TI uma área muito mais estratégica para o negócio. Se antigamente falávamos em “TI alinhada ao negócio”, ou seja, o board decidia seus rumos, avisava a TI e ela corria atrás para se alinhar a estratégia da empresa, agora a TI faz parte da estratégia do negócio. E muito mais oportunidades aparecerão! Mas em primeiro lugar, o mindset precisa mudar. A TI precisa deixar de lado as atividades que não agregam mais valor, e focar naquilo que ajuda a empresa a crescer e a se transformar!
Para concluir, vejo que a TI vai ter 2 grandes papéis:
- Fazer a gestão de contratos com fornecedores cloud para manutenção dos sistemas legados, além de tratar da micro-informática;
- Ajudar a empresa a inovar e fazer sua transformação digital.
E você? O que acha desta reflexão? Concorda? Discorda?
Deixe seu comentário e com isso todos aprendemos!
Um grande abraço.
Emerson Dorow